Verona II

Nos restaurantes que rodeiam a Piazza Erbe achar uma mesa ao sol parecia missão impossível. No entanto conseguimos o nosso lugar. Muita gente na rua. Quem não almoçava, caminhava entre as tendas do mercado armado ao redor da fonte do século XIV ornada com uma estátua romana. Mercado que infelizmente oferecia mais quinquilharias que os produtos do campo que deram o nome à praça. Linda, um dos lugares mais agradáveis da cidade. As piazzas italianas, especialmente aquelas que não têm prédios solenes e grandiosos, talvez por serem comumente reservadas aos pedestres e ainda abrigarem feiras e mercados, evocam o passado num misto de aconchego e decadência coloridos pelos tons ocres das fachadas. Massa tradicional e simples, vinho Soave da região saboreados ao sol invernal. Uma lembrança do dia passado na terra de Romeu e Julieta.

Cidade cheia de história, com importantes e preservados prédios do Império Romano, igrejas medievais memoráveis, tem na residência fictícia da heroína shakespeareana o seu mais famoso endereço. Sempre cheio e concorrido é um importante ponto de encontro para moradores e viajantes.

Verona é cortada pelo rio Adige, com águas verdes, ruidosas e abundantes no verão, calmas, porém ainda espumantes no inverno. Caminhando em suas margens, várias perspectivas da cidade. Especialmente bela a vista da colina com o complexo das ruínas do teatro romano, emoldurada por ciprestes. Pela ponte de pedra atravessa-se o rio para ter acesso à colina que abriga o Museu Arqueológico. De seu alto, a delicadeza dos contornos das torres da cidade; no teatro o imaginativo exercício de buscar seus dias de glória.

Antônio Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: