Lisboa, estação São Sebastião

Lisboa, estação São Sebastião da linha Azul do metrô. Saída pela Avenida António Augusto de Aguiar e um curto caminho nos leva até o centro cultural; pela saída para “El Corte Inglés”, o próprio centro comercial.

Comecemos pela primeira opção. Alguns passos em direção à Avenida de Berna e já temos ao nosso lado os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. Com amplo espectro de ação na área cultural e educacional – produções artísticas, edição de obras acadêmicas, mostras temporárias – mantém em sua sede de Lisboa exposição permanente do acervo de obras de artes reunido por seu patrono, o milionário armênio que passou parte de sua vida em Portugal. Acho a coleção encantadora. Pequena em volume se compararmos com os grandes museus europeus, transforma a visita em uma agradável viagem. Enorme e eclética em conteúdo, percorre boa parte da história da arte européia e do oriente médio. Agradam-me especialmente a pinacoteca e a coleção de jóias Lalique. Também interessante e particularmente próxima da história portuguesa a coleção de arte árabe. Um lugar a ser visitado sempre que estiver em Lisboa.

A um quarteirão do museu, com acesso direto da estação do metrô ao seu interior, a filial lisboeta da grande loja de departamentos espanhola “El Corte Inglés”. A loja em si, com seus vários andares onde se encontra de tudo, não me desperta grande interesse. Mas o supermercado, no subsolo, é o paraíso para um estrangeiro que adora a enogastronomia portuguesa. Infinitas prateleiras dedicadas aos vinhos da terra; uma seção de embutidos com enorme variedade de alheiras e linguiças de porco preto alentejano; e a surpresa desta última visita, a seção de cafés, com exemplares de todo o mundo. Compramos uns grãos colombianos dos melhores que já provamos. E claro os queijos, pães, carnes e peixes, chocolates europeus, frutas e hortaliças…

Não é à toa que adoro Lisboa!

Antônio Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: