Cappella degli Scrovegni

Fomos a Pádua especialmente para visitarmos a Cappella degli Scrovegni e vermos de perto os afrescos de Giotto. Valem a viagem. Na verdade qualquer viajante que passe por um raio de 200 km da cidade deveria cogitar um desvio para conhecer uma obra de arte sublime.

A visita só é permitida mediante agendamento prévio que pode ser feito pela internet. O ingresso é comprado na mesma oportunidade. Antes de entrar na capela, todos os visitantes passam cerca de quinze minutos em uma ante-sala para aclimatação e controle da umidade do ar, medida de segurança para evitar a deterioração das pinturas de quase 700 anos. A surpresa ficou por conta das pouquíssimas pessoas que aguardavam a visita. Como chegamos cedo, entramos no horário anterior ao agendado com apenas mais três interessados.

O primeiro impacto é provocado pelas cores, claras, mas ainda muito vivas, com um gradativo predomínio do azul que culmina numa abóbada celeste salpicada de estrelas. Depois a riqueza dos detalhes nos quais percebemos a ousadia do artista no seu rompimento com a estética medieval prevalente. A perspectiva, os volumes, a delicadeza dos rostos e mãos, a luz diáfana que imprime às pinturas. Os quadros da História Sagrada pintados por Giotto possuem forte carga sentimental ao mesmo tempo em que aparentam uma tranquilidade cotidiana. Uma obra prima da criação humana!

Antônio Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: