Veneza

Quando decidimos visitar Veneza, sabia que iria olhar uma cidade singular, por tudo o que está no nosso imaginário. Através dos filmes e fotos passados pela retina nesses anos de visão perfeita – agora um tanto desfocada, corrigida na lente – tinha na minha cabeça um resultado fantasioso, com suas vielas escuras, becos sem saída e a profusão de pontes. Multidões se esbarrando nas esquinas, falando alto… Pois está tudo lá, ou cá, já que cá ainda estou, mas atravessar suas pontes é mais do que participar de um filme de fantasia. É um delírio. Um distúrbio temporal. Silenciosa e misteriosa a cidade mostra-se coberta de noite. Poucas luzes, as janelas fechadas, as poucas pessoas que circulam pelas ruas não sabem muito bem para onde ir, pois cada ponte pode levar a dimensões distintas e cada olhar descuidado pode, subitamente, ser pego no espelho do passado. Vez ou outra o viajante encontra seu reflexo em outro, de outro país, a puxar outra mala que não a sua, mas com o mesmo olhar de assombro. Dorme Veneza para na manhã seguinte acordar resplandecente, a brilhar como pedra preciosa, vitrificada na imagem refletida dos canais. E com ela os olhares abertos e carregados de desejo, a buscar velocidade de apreensão. A querer entender e participar do seu cotidiano. Um cotidiano negado ao viajante que vai querer, sempre, olhar por entre as janelas, na réstia de luz da lamparina acessa, por entre cortinas e portas entreabertas. O que vive dentro de suas casas? Qual o tempo dilata fronteiras, o olhar dilata o pensamento. A imaginação vive plena de estímulo em Veneza.

Hoje visitei a Peggy Guggenheim Collection e não à toa esta milionária americana escolheu passar seus últimos 30 anos em Veneza. Com uma coleção considerável de surrealistas, inclusive Ersnt como marido, ela provavelmente tentou desvendar seus segredos. E pelos jardins do Palazzo Venier dei Leoni, estava um letreiro em neon,

Dentro do prédio outra surpresa reveladora, uma obra do artista Vincenzo Agnetti de 1970, ‘Dimensione è mente che si sposta’. Ciao.

 Alex

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: