Chocolate belga

Nos anos de 968 – 1057 ela viveu na Inglaterra, e por pena dos súditos de seu marido aceitou a proposta de sair nua sobre um cavalo. Em troca ele aboliria os impostos excessivos. Mas, condição imposta pelo ciúme: ninguém poderia vê-la, todas as janelas e portas trancadas. E lá desfilou Lady Godiva. Nua, conquistou vitória para os menos favorecidos. Agora, cena erotizada, ainda mais pela proibição que pela nudez, teve seu transgressor. Por um buraco feito na janela ele viu a nudez real e ficou cego. Ele viu o que não deveria ver.

Nos anos 20 do século de mesmos algarismos, num pequeno atelier de confeiteiros em Bruxelas, surgiu o ‘melhor dos prazeres’. A indulgência indispensável. Um dos melhores chocolates do planeta. E não é só pela propaganda, é bom mesmo. Godiva, o prazer do chocolate belga. Tudo bem, eu reconheço que a primeira loja foi a Neuhaus, em 1857.

Deliciosa, a luxúria reside em Bruxelas. São fábricas atrás de fábricas. Do Leonidas ao Pierre Marcolini. E tem até uma loja que só tem filial no Japão. Esta, eu não recordo o nome, mas fica na Place du Grand Sablon. É só rodear e cair de joelhos e de boca nos chocolates que rodeiam seu perímetro.

Voltando à lenda inglesa. Sempre me intrigou o fato do nome do chocolate. Parece que o desejo era ligar a marca à elegância e requinte da nobre inglesa, transformando essa lenda em algo real, comestível e desejado. Mas valham-me os deuses se o lado erótico não pulsa mais forte. Sobre um cavalo, vestida pelo esplendor da nudez, ela desfila para ser vista só na imaginação, intocada até pelo olhar alheio. Mas o voyeurista Peeping Tom desobedeceu e se entregou à atratividade da visão, perdendo-a como punição. Freud explica: “por haver querido fazer o mal uso de teus olhos, utilizando-os para satisfazer tua sexualidade, mereces ter perdido a vista”. Merecemos perder o paladar, o olfato ou qualquer outro sentido pelo deleite da mordida? A resposta é sim.

Alex

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: