Lisboa

Chegar a Lisboa e ir o mais rápido possível ao café A Brasileira tomar um copo de moscatel de Setúbal. Essa é uma excelente maneira de iniciar uma visita à capital portuguesa. Ir à Brasileira é um programa absolutamente lisboeta. Inaugurada no início do século XX, no tradicional Chiado, a meio caminho para o Bairro Alto, está sempre cheia de gente interessante, sejam locais ou turistas. Quando em Lisboa, passamos lá todos os dias, pelo menos para um café que pode ser tomado no balcão, também muito concorrido. Um dos lugares mais agradáveis da cidade.

Toda Lisboa é de grande charme, mas o Chiado e o Bairro Alto mantêm um clima todo especial. O primeiro com seus prédios sóbrios, ocupados por hotéis e comércio sofisticados. O segundo, um emaranhado de becos estreitos, prédios descascados, restaurantes e bares descolados. É uma delícia perder-se por esse labirinto, andando ao léu, surpreendendo-se com a poesia e os achados do lugar. Nas imediações duas praças encantadoras: o Miradouro de São Pedro de Alcântara, de onde se tem uma vista espetacular da cidade, tendo o Castelo de São Jorge ao fundo; e a Praça do Príncipe Real, rodeada por sobrados elegantes, bem preservados e com um ar aristocrático condizente com seu nome. Se eu morasse em Lisboa, este seria provavelmente um endereço desejado.

Ainda nas proximidades, na parte menos alta do bairro, a Igreja do Carmo. Parcialmente destruída durante o terramoto de 1755, assim se preserva, sem a cobertura da nave. Um belo remanescente da arquitetura medieval transformado em memória da catástrofe vivida pela cidade. Dentro, sob os delicados contornos dos arcos que agora se projetam contra o azul do céu, um jardim onde reina grande tranquilidade. Do lado de fora, voltado para a praça, um belíssimo portal de arcos ogivais.

Lisboa, cidade cheia de atrações e de charme.

Antônio Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: