Bruxelas

Conheci Bruxelas em 1997 num passeio de um dia a partir de Bruges. Fui obviamente à Grand’Place e arredores, impressionando-me muito as fachadas góticas e renascentistas dos prédios que a circulam. E a cidade ficou guardada em algum lugar remoto de minha memória. Recentemente incluímos a capital belga no roteiro para uma estada mais prolongada. Foi uma decisão acertada. Vindos de Paris após um réveillon em que a cidade estava lotada e as filas eram como uma praga onipresente, a paz de Bruxelas fez um contraponto importante. Os viajantes foram bem acolhidos apesar no frio congelante e da neve que não parava de cair.

A primeira surpresa aconteceu ainda no Brasil na fase de preparação da viagem. Percebemos logo que não valeria a pena percorrermos de avião o trecho Paris-Bruxelas, curto e com poucas opções de voo. Ao pesquisarmos passagens de trem descobrimos ser fácil e prática a compra pela internet. A SCNF, companhia de trens francesa, vende passagens pelo site, você imprime o bilhete em casa e, como compramos com antecedência, o preço foi mais baixo do que esperávamos. Tudo muito prático! Pouco tempo depois, tentando comprar um bilhete para o trecho Genebra-Paris da mesma maneira, descobrimos que tal praticidade não se repete para qualquer destino. Mas para Bruxelas, vale a dica.

A outra surpresa foi a cidade em si. Agradável, moderna e aconchegante, ofereceu-nos atrações muito além da Grand’Place. Especialmente belo e extenso o conjunto de prédios em estilo Art Nouveau que lá existe. Sobre eles falaremos no futuro. E os chocolates!!! Como não poderia deixar de ser, as gourmandises dos lugares que percorremos sempre exercem uma atração imensa sobre nós. E Bruxelas é pródiga em chocolates, biscoitos, doces e coisas do gênero. Viva Lady Godiva, que era inglesa. Mas o chocolate… é belga!

Antônio Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: