Saint-Denis

Cada ida a Paris deve ser uma oportunidade para conhecer algo novo. Inesgotável, tem atrações para toda uma vida de idas e vindas! Na última vez quis conhecer Saint-Denis. Tinha um único objetivo, visitar a Basílica de mesmo nome. Além de ser considerada pelos historiadores de arte como o berço do gótico é o local dos mausoléus das dinastias francesas. Chegar à cidade a partir de Paris é bem fácil; a linha 13 do metrô tem final em Saint-Denis. Descendo na estação Basilique de St-Denis chega-se logo à catedral

A igreja é monumental, de fachada pesada – muito mais românica que gótica, mas com elementos decorativos inovadores para a época – com um interior grandioso e delicado, em que a diáfana luz de inverno penetrava abundante pelas janelas da nave e do coro. Realmente um belo exemplo da transição da austeridade do românico para o apogeu da arte medieval, o esplendoroso gótico.

Os túmulos da realeza francesa estão espalhados por todo o coro e cripta. Desde os merovíngios até Luis XVI, Maria Antonieta e soberanos mais recentes. Tão distantes de nós, mas ao mesmo tempo tão familiares para quem leu os romances de Alexandre Dumas e Maurice Druon, túmulos reais sempre me tocam de alguma forma.

No curto trajeto da estação à basílica nada atraiu nosso interesse na cidade. Com o aspecto típico de periferia de um grande centro urbano, nem mesmo um café razoável pôde nos oferecer; o que havia na praça era tão decadente que tinha uma parede prestes a ruir. Em um centro comercial próximo à estação encontramos uma enorme livraria. De lá trouxemos um livro de receitas francesas.

Antônio Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: