Retratos de Berna

Logo ao descer do bonde na Bahnhofplatz, no centro de Berna, encontramos a confeitaria Eichenberger, onde provamos os famosos Lebkuchen. Muito apetitosa a confeitaria, com uma variedade de doces, chocolates e simpáticas caixinhas com os Lebkuchen. Ideais para viagem. Gostosos, senti falta do chocolate. Lá eles são feitos apenas com a massa de avelãs e mel. Há também um belo salão de chá. Bem perto, na Neuengasse 43, fica a loja da Nespresso.

Andar pelas ruas do centro é um enorme prazer em meio aos bondes, seus trilhos e fios, cujo emaranhado confuso contrasta com a organização da cidade. Destaque para as bandeiras – freqüentes em toda a Suíça – e o céu azul de maio.

São muitas as feiras e mercados nas ruas da cidade, com vários temas e em diferentes épocas do ano. Visitamos o mercado de frutas, flores e legumes da Bärenplatz e da vizinha Bundesplatz que acontece diariamente de maio a outubro. Um festival de cores e aromas. Especialmente atraentes as barracas de massas caseiras e embutidos. As duas praças formam um largo rodeado por prédios antigos. Impressiona pensar que essa feira acontece ali há séculos. Os nativos andando tranquilamente com suas cestas, comprando flores, mudas, comidas e tudo o mais, sempre com aquele ar característico de felicidade. Turistas, poucos, contribuindo assim para a manutenção da paz local.

A localização geográfica da cidade antiga é bastante interessante, numa estreita faixa de terra formada por uma volta do rio Aare. Além de estreita, essa projeção rochosa é também bastante alta em relação ao leito d’água, formando em todo o seu limite, uma profunda ravina sobre o rio. Do alto se tem belas vistas da cidade. Sempre com muito verde.

Uma curiosidade que nos acompanhou por toda a Suíça, as muitas gruas em ação nas cidades que visitamos, presentes mesmos nas menores vilas. Em Berna não foi diferente. Um país em reforma geral!

Antônio Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: