Artes em Ouro Preto

Ouro Preto sempre fascinou os artistas plásticos a ponto de vários deles optarem por morar na cidade. Se lá não vivem ou viveram, pelo menos passaram temporadas aproveitando suas magníficas paisagens urbanas rodeadas de montanhas. Guignard, Marcier, Inimá de Paula, Carlos Bracher, entre os famosos, e muitos outros anônimos ou menos conhecidos. Visitando a cidade dá pra entender facilmente porque isso acontece. Ouro Preto é mesmo inspiradora. Ao andar por suas ruas e vielas encontra-se uma infinidade de lojas e galerias com a produção dos artistas locais. Há opções variadas, para todos os gostos. Infelizmente, tenho a impressão de que poucas dessas galerias conseguem se manter. Dois bons pintores contemporâneos são Mauro Rocha e Tunico dos Telhados, sendo que o segundo trabalha de forma bastante poética os telhados da cidade.

Há a tradicional feira de artesanato em frente à Igreja de São Francisco de Assis, onde prevalecem artefatos em pedra sabão e pedras preciosas. Também rica em diversidade, porém sem muita inovação. Gosto da pedra sabão, mas acho que poucos artesãos têm conseguido atualizar o trabalho sobre essa matéria prima. De modo geral, a produção é um tanto kitsch.

A cerâmica saramenha, de origem local no início do século XIX, tem hoje pequeníssima produção. Com seu marcante aspecto rústico e vitrificado tem uma história interessante que vai do uso corriqueiro nas cozinhas coloniais ao quase esquecimento. Existe uma loja na entrada da cidade onde belas peças podem ser compradas. Não entendo do assunto, mas parece que devido ao risco de intoxicação pelos metais usados no processo de vitrificação, seu uso fica restrito ao decorativo. Mas este será bem cumprido, pois as peças são mesmo muito bonitas.

Há sempre algo a descobrir em Ouro Preto.

Antônio Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: