Montevideo

Há muito tempo tínhamos vontade de conhecer Montevideo. Parece-me que a maioria das pessoas aproveita uma viagem à Argentina para passar pela capital uruguaia. Era o nosso caso.  Não queríamos, no entanto uma passagem rápida. A intenção era conhecer um pouco da cidade e, para isso, reservamos quatro dias. Foi uma escolha acertada. Sendo pequena, aproveitamos para não ter hora para acordar e assim passamos os últimos dias das férias sem muita pressa, curtindo a cidade com calma.

Difícil não comparar as duas cidades. Montevideo é, sem dúvida, muito menos cosmopolita que Buenos Aires. A pobreza também é mais evidente; vêem-se crianças pedindo nas ruas, por exemplo. Pegamos dias bonitos, quentes. Apesar do sol e do mar, achei a cidade melancólica, sem a luminosidade e sem o brilho característicos da capital argentina. De alguma forma, Buenos Aires consegue atualizar sua rica história passada, enquanto Montevideo mantém seu glamour no início do século XX.

Na Ciudad Vieja existe um belo e antigo conjunto arquitetônico. Há prédios bonitos, porém muitos com necessidade de recuperação. É gostoso caminhar por essa região, arborizada, com vários cafés e algumas boas descobertas no comércio. Lá compramos um tapete de couro de vaca na loja Las Magnolias na elegante Plaza Zabala. O ápice do passeio é a chegada ao Mercado del Puerto, onde estão reunidos restaurantes – praticamente todos especializados em carnes – nos quais come-se divinamente bem num clima descontraído e agradável. Seguindo indicações de amigos comemos em El Palenque por duas vezes. No domingo fica lotado, inclusive com passageiros dos grandes navios que ancoram no porto da cidade. Um lugar perfeito para sentir os gauchismos dos uruguaios.

Antônio Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: