Surpresas nos aeroportos

Balcão de check-in no Aeroparque de Buenos Aires. São trinta dólares por cada mala despachada, Trinta, Sim, Foi-nos dito que seriam vinte, Faz tempo que mudou, vinte era no ano passado, agora são trinta. Silêncio. Está escrito em algum lugar esse novo preço, Aqui, disse virando com irritação uma plaqueta que estava por cima do balcão. E estava mesmo. Pagamos. 

A Pluna vende suas passagens sem franquia de bagagem a ser despachada. Para nós, acostumados a duas malas de 32 quilos cada, em rotas internacionais, essa norma soa esquisita. Tanto que depois soubemos que nos vôos que partem do Brasil aplica-se a franquia doméstica brasileira padrão. Mas faríamos o trecho Buenos Aires Montevideo e lá – já sabíamos desde a compra do bilhete no Brasil – por cada mala despachada deveríamos pagar vinte dólares.  A passagem foi comprada em novembro. Em janeiro já eram 30 dólares!

O aeroporto de Carrasco é lindo; o mais bonito que conheço. E novo em folha!

Quatro dias depois, neste aeroporto fazendo check-in de volta para o Brasil. Malas despachadas – era Gol, ainda bem!  Agora vocês pagam a taxa de embarque no guichê ali ao lado, trinta e cinco dólares por pessoa, Como, Taxa de embarque, ali no guichê ao lado, Como assim, não estão pagas, Não. Perplexos, com dificuldade lembramos que ao comprar as passagens de volta a partir de Montevideo as taxas de embarque não tinham mesmo sido cobradas. Ficamos sem entender se o que aconteceu foi um problema no ato da compra pela internet ou se é mesmo um procedimento comum dos aeroportos uruguaios cobrarem a taxa de embarque no momento do mesmo. Pagamos mais uma vez.

Como turista, não costumo sentir-me explorado. Nesses dois episódios, no entanto – tão próximos e ambos ocorridos com empresas uruguaias – o sentimento foi muito ruim. Difícil não associá-los ao mito preconceituoso da exploração do turista em países do terceiro mundo. Ou não seria um mito?

Antônio Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: