No meio do caminho, um castelo

Viajar por Portugal tem dessas surpresas, a descoberta de castelos e ruínas fortificadas, quase todas com fortes referências aos tempos em que os árabes habitavam a Península. Tradicionalmente apresentados como invasores, hoje, pelo menos para alguns, reabilitados como elementos fundamentais na formação das culturas ibéricas. A beleza da prosa de José Saramago bem mostra isso em sua ‘História do cerco de Lisboa’. Após passarmos alguns dias na deliciosa capital portuguesa e um na remota e perdida Piódão, partimos em direção a Bragança. Na rodovia N17 nosso primeiro encontro casual com um castelo, avistado no alto de uma colina. Uma bela visão das ameias e suas muralhas cujas pedras se confundem com as rochas que as sustentam. Tenho sempre uma vontade enorme de correr ao alto para ver e sentir de perto todo o mistério que uma ruína traz consigo. E nesse dia frio e nublado a imagem era de puro mistério. À medida que nos aproximávamos descobrimos tratar-se da cidade medieval de Linhares, localizada nas vertentes da Serra da Estrela.

Pequeníssima e muito bem preservada foi rapidamente percorrida a pé. Deserta, apresentava indícios de moradores – carros, lixo nas portas das casas, roupas nas janelas – que não se mostraram aos dois visitantes. Do castelo, apenas parte da muralha voltada para a estrada e duas torres. Não encontramos lá nenhum restaurante ou café. Mesmo assim saímos reconfortados do passeio inesperado. Voltamos então ao nosso caminho à procura de um lugar para comer.

Antônio

Anúncios
Comments
2 Responses to “No meio do caminho, um castelo”
  1. marcelo disse:

    bom dia! Tive a mesma experiência que você! Achei tudo muito surpreendente e misterioso. Olhares entre portas e janelas, vestígios de pessoas, mas parecia uma cidade fantasma. Enfim, creio que algo mais exista neste local, ainda volto lá…rsrsrs abraços. contato: marcmlp@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: