Hospedar-se

Celinho, meu primo, está organizando sua viagem a Lisboa. Me escreveu pedindo ajuda de onde poderia ficar hospedado. Ele prefere alugar apartamento a ficar em hotel, portanto me mandou um site onde está procurando por um lugar agradável. A primeira vez que fiquei em apartamento foi em Buenos Aires (indicado por Celinho) e adorei a idéia de poder viver um pouco como habitador – locum tenens. A exploração de um lugar pode ser bastante interessante a partir do foco principal da vida, a casa. Mesmo que decorada para temporada, ocupar uma casa revela, em si, valores e pensamentos de seus viventes. A arquitetura já é um diferencial, já provoca o olhar a existir em concordância com o ambiente. Testemunha presencial da história local, a morada acolhe o viajante, nutre de calor seu corpo cansado.

Uma lembrança. Em Portugal, na cidade de Óbidos, chegamos sem hotel definido e encontramos, a poucos metros da entrada da cidade a Casa d’Óbidos, uma quinta de século XIX, restaurada e transformada em pousada. Uma elegante senhora, Dona Mimi, nos atendeu e nos conduziu a um apartamento fora da casa principal, um ‘cottage’ do século XVIII, restaurado, com dois quartos, jardim, cozinha e tudo o que uma casa precisa ser para receber com galas seu visitante. A Casa Matilde nos serviu de moradia por apenas uma noite, mas a lembrança de tomar um café da manhã, ou o português pequeno almoço, sentado na cozinha em uma manhã de inverno, ainda está marcante em minha memória…

dulce domum.

Alex

Anúncios
Comments
One Response to “Hospedar-se”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] e barrocos, porém preservando a pureza estilística da província. Lá hospedamo-nos em um dos hotéis mais charmosos que já conhecemos – a Casa d’Óbidos. Por localizar-se fora dos muros, caminhamos entre […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: