Paris II

Definitivamente Paris não é uma cidade para uma única visita. O curioso é que todas as vezes que estive em Paris fui com alguém que estava em primeira visita à capital francesa. E com isso, percorri todas as suas atrações emblemáticas. E é sempre um enorme prazer andar por tais lugares. Não me canso dos cartões postais da cidade! Obviamente, cada viagem é única. Admirar as obras do Louvre em épocas diversas da vida em companhia de pessoas diferentes é, a cada vez, uma experiência singular.

A cidade anda a cada dia mais cheia de turistas. As filas são enormes e desanimadoras. Tem de ter muita força de vontade e determinação para passar duas horas na fila, debaixo de chuva e frio, para entrar no Musée d’Orsay, por exemplo. Depois disso, só comprando o “Paris Museum Pass” para ter acesso a mais de 60 museus e monumentos na cidade. Com ele, pelo menos, enfrenta-se apenas a fila de entrada e não mais a fila para comprar o ingresso. É vendido nas bilheterias das principais atrações e, dos monumentos mais visitados, só não dá acesso à Torre Eiffel. Há três opções, para dois, quatro ou seis dias, com os preços respectivos de 35, 50 e 65 euros. Se a idéia é conhecer a Paris dos monumentos e museus, vale à pena.

Há algum tempo li um artigo sobre as dificuldades dos parisienses no relacionamento com os turistas que invadem a cidade. Vendo-a tomada por viajantes, dá pra imaginar mesmo como deve ser difícil tal convivência. A cidade não está disponível para seus moradores. Hoje, no entanto, seus cidadãos estão mais simpáticos e mais pacientes com os que a visitam. Melhor para todos.

Antônio

Anúncios
Comments
One Response to “Paris II”
  1. Carla disse:

    Meus queridos, estou me deliciando com os textos!!!! Continuem…..
    Beijos, Carla.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: