Lagos

Adoro montanhas. Um destino montanhoso tem sempre a minha preferência. Hipnotizam-me pela grandiosidade, que, ao mesmo tempo em que acolhem, oprimem. Montanhas refletidas em lagos têm seu caráter opressor apaziguado e, então, tornam-se mais sedutoras. Em Bariloche a integração desses elementos é tamanha que fica difícil pensar numas sem os outros.

A cidade está espraiada às margens do Lago Nahuel Huapi. Além disso, no “perímetro urbano” encontram-se paisagens deslumbrantes ao redor de outros lagos como Perito Moreno, Escondido e El Trébol. O percurso que dá acesso a esses lagos – conhecido como “Circuito Chico” – se feito de carro, será interrompido a todo o momento por paradas em mirantes, praias, beiras de estrada e todo tipo de lugar perfeito para uma foto. Se o dia estiver quente, não hesite em experimentar um banho nas águas glaciares – transparentes, geladas, porém revigorantes.  Ao longo do circuito aparecerão várias placas de “Playa publica”. Quanto mais longe do centro, melhor. Gostamos especialmente das praias do Lago Perito Moreno, ao lado da ponte que corta a ligação entre suas duas extensões.

Há também os lagos mais afastados, porém ainda pertos da cidade. O Gutiérrez, em cujas margens ficamos hospedados e o Mascardi, com suas águas escuras e que, em alguns trechos, lembram os fiordes noruegueses. Boa parte do início da estrada que leva à base do Cerro Tronador passa pelas margens deste último.

E, claro, o Lago Nahuel Huapi, enorme, com seus muitos tons de azuis, espalhado em tentáculos pela região, que mais parecem vários lagos. Circular no seu entorno, seja na área urbana assim como ao longo da estrada que vai até Villa La Angostura, permitirá uma descoberta de cores acentuadas ou suavizadas pela luz ou pela sombra, pelo verde das montanhas, pelos reflexos de rocha e neve. O contraste com as áreas desérticas que estão para leste. Uma intensidade de cores que nos faz entender a insistente busca de Monet pela luz natural para pintar suas paisagens.

Antônio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: